para todos os Coelomata. "Segmental mode of neural patterning in sipuncula."
Kristof A, Wollesen T, Wanninger A. - Curr Biol. 2008 Aug 5;18(15):1129-32.
Eu coloquei Echiura e Pogonophora juntamente com os "Metameria". Mas se o ancestral dos Coelomata era uma animal segmentado (como ficou sugerido pela presença de um cordão nervoso segmentado vestigial em Sipuncula), então esses dois filos compartilhariam uma condição vestigial dessa metameria ancestral, a qual eu não descartei, mas achei menos provável, pela falta de evidências (que agora existem). Portanto o grupo irmão dos Prosopigia poderia ser Echiura ou Pogonophora (sem sugerir uma monofilia entre eles, caso a ser estudado).
No caso dos Echiura é bastante provável que representem um grupo irmão mais plesiomórfico dos Prosopigia (um passo anterior na perda da metameria). Porém os Pogonophora ou Vestimentifera, como já foram chamados, estão atualmente sugeridos como uma família de poliquetos (Siboglinidae), e ainda continuam enigmáticos.
A posição dos Sipuncula na base dos Prosopigia continua bastante coerente devido ao fato desses animais possuírem um introverte semelhante ao dos Priapulida (grupo irmão dos celomados) e que também ocorre em outros grupos de organismos menores pré-celomados, muitas vezes associados a Priapulida (Kinorhyncha, Nematoda, Nematomorpha e Loricifera). Isso sugere uma forma peculiar ancestral de locomoção e alimentação desses pré-celomados, e a presença desse órgão nos Sipuncula seria uma herança plesiomórfica não compartilhada pelos Metameria e uma heterobatmia para a dicotomia Metameria-Prosopigia. Também como os Priapulida, os Sipuncula possuem uma sistema circulatório aberto, associado a um pigmento conhecido como hemoeritrina, que existe nos Brachiopoda, colocados na sequência de Sipuncula dentro dos Prosopigia. Essa seria também mais uma heterobatmia para Prosopigia-Metameria, pois os metameria possuem no plano basal, uma sistema circulatório fechado associado ao pigmento hemoglobina.
Animais do Phyllum Pogonophora |
Nenhum comentário:
Postar um comentário